quinta-feira, 4 de junho de 2009

JARDIM DOS DESEJOS

Para quem tem um quintal

Arbustos e árvores com flores são opções para os que moram em casa e têm um pequeno espaço para plantar. Veja o significado de alguns deles.

ACÁCIA: por ser delicada e sensível, é símbolo de sensibilidade e pudor.
CAMÉLIA: produz um óleo de grande valor mágico, usado em lamparinas em diversos rituais. Simboliza boa fortuna e felicidade.
CEREJEIRA: a sakura, ou flor da cerejeira, símbolo do Japão, é sinônimo de felicidade. No Oriente, o chá de suas pétalas é servido em casamentos.
HIBISCO: dá a sensação de calor, carinho e alegria e é a flor da feminilidade.
JASMIM-MANGA: brota e floresce mesmo sem as raízes (em um vaso de água, por exemplo). Por isso, traz o significado da imortalidade da alma. Os budistas costumam ter um pé de jasmim-manga no jardim de seus templos.
MAGNÓLIA: trazem consigo a intenção de força, amor à natureza e perseverança. Na China, as magnólias são usadas para proteger Buda e, por isso, é plantada próxima aos templos como um símbolo de doçura.
MANACÁ: suas flores representam as diferentes fases de uma mulher (nascem brancas, ficam rosa e depois lilases). É símbolo de generosidade e do amor incondicional.
MURTA: na Antigüidade, a murta era dedicada a Vênus, a deusa do amor. É considerada afrodisíaca e traz consigo amorosidade.

Para cada desejo, uma planta

PAZ

Jardim, floreira ou vaso com lírios brancos. E também bambus ornamentais, que trazem a idéia de flexibilidade.


AQUIETAR A MENTE

Para compor o cantinho da meditação, invista em bambu-mossô e ervas medicinais ou aromáticas, como alecrim e lavanda. Atenção: não coloque vasos com cactos neste espaço

UM NOVO AMOR

As trepadeiras são ótimas para serem plantadas na área do relacionamento – seguindo o baguá. A espécie amoragarradinho cai muito bem aqui.

Para pequenos espaços


Uma idéia é cultivar ervas em vasos ou floreiras, que além de aromáticas são úteis: podem ser usadas como temperos na preparação de pratos. O único cuidado é tê-las próximas da janela porque precisam da luz do Sol para desenvolver.

ALECRIM Atrai a energia positiva e mantém o ânimo em alta
DILL (ENDRO) Símbolo de vitalidade
ERVA-DOCE E CAMOMILA Chama a prosperidade
HORTELÃ Propicia a clareza mental
MANJERICÃO É a erva sagrada dos hindus. Tem a simbologia de proteção e felicidade
SALSA E MANJERONA São consideradas ervas protetoras
TOMILHO Traz inspiração e coragem e ajuda a afastar a negatividade

Um comentário:

Lourdes Sabioni disse...

De todas estas só tenho alecrim, manjericão e tomilho...antes 3 do que nenhuma...kkkkk...bjs