segunda-feira, 6 de agosto de 2012

QUE VENHA IMBOLC!!!

Em Imbolc celebramos Brigith , a antiga Deusa Celta do Fogo, da Inspiração, da Arte e da Vida, Ela representa a chama eterna da vida que nunca se apaga, nem mesmo na morte.

Imbolc é um dos Grandes Festivais do Fogo, momento em que o Sol começa a mostrar sua força novamente, como era um tempo frio na Europa, não havia como acender fogueiras, então era costume acender as Rodas
 de Velas para representar o fogo da Criança da Promessa crescendo no sentido de ser cada vez mais forte, É a dança da roda do ano seguindo seu curso natural.

O nome Imbolc significa “Apressar-se” e celebra justamente o aumento da luz e a “derrota” das trevas ou escuridão. Na véspera do ritual, todos os fogos e luzes da casa são apagados em homenagem a Brigith e são acesos no dia seguinte, na aurora a partir da tocha que representa a Chama sagrada de Brigith. Trata-se de um belíssimo ritual, já que é costume que está tocha seja acesa pela pessoa mais jovem da casa.

Esse ritual também simboliza o fim de um rito feminino de purificação que dura 40 dias depois do solstício do inverno, foi daí que surgiu a tradição das mulheres se resguardarem durante 40 dias após o parto.

Imbolc representa também a ocasião propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenhos ou dança… As sementes despertam, novos planos e projetos surgem mais facilmente, também é o melhor momento para realizar um Ritual de Dedicação e estar aberto para os novos presságios.

Imbolc também é conhecido por Candlemas que quer dizer: massa de velas.

Um antigo costume desse festival é a dança das vassouras (de onde originou-se a lenda de que bruxas voam em suas vassouras). Um círculo era formado no sentido de varrer o círculo mágico de forma astral. Na verdade se trata de uma dança feita em sentido horário com o objetivo de limpar e purificar.

Correspondências de Imbolc:

Cores: vermelho, laranja, branco.
Deuses: a Deusa, no seu aspecto de Virgem e de fertilizadora, e o Deus, no seu aspecto de fertilizador, jovem e menino.
Ervas: angélica, benjoim, sálvia branca, calêndula, limão, manjericão, rosas, violeta, mirra, bálsamo, sangue-de-dragão, baunilha e flores vermelhas e amarelas.
Pedras: quartzo branco, citrino, turmalina amarela, turmalina verde, quartzo rosa, hematita, rubi, granada, zircônia vermelha, pérolas, coral, ágata vermelha, topázio.
Comidas e Bebidas Sagradas: bolos de frutas, tortas de maçãs, cerejas, framboesas, maçãs, pão, sopas de creme, vinho, suco de frutas e todos os tipos de chás.

Nenhum comentário: