quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A CORUJA, SORTE E BENÇÃOS!!


Durante a história da humanidade, as corujas simbolizaram algumas vezes o conhecimento, a sabedoria, na Grécia era conhecida como a ave símbolo da deusa da sabedoria , Atena. Mas também a morte ou um elo de ligação com o mundo espiritual.
Entretanto, em algumas culturas, as corujas simbolizaram o mal, o demoníaco, ou uma ligação com a morte e por isso eram temidas, atacadas e mortas. Hoje, ainda temos várias lendas com as mesmas conotações, mas a coruja possui agora um grande respeito com a compreensão dos papéis que ela ocupou no desenvolvimento cultural de cada povo.
Uma de nossas lendas indígenas, conta que no começo do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio.
A filha de Boiúna se casou com um rapaz de outra tribo mas não dormia com ele porque nunca era noite. Até que um dia o rapaz mandou 3 amigos buscar a noite no fundo do rio.
Boiúna entregou a noite dentro de um caroço de tucumã.
Na volta eles abriram o caroço , deixando a noite escapar e tudo escureceu.A moça então resolveu separar a noite do dia e pegou um fio de seu cabelo transformou-o em ave e disse:
- Tu serás cujubin, e cantaras sempre que a manhã estiver chegando.
Depois pegou outro fio, transformou-o em ave e disse:
- Tu serás coruja e cantarás sempre que a noite chegar.E assim o dia passou a ter dois períodos.

Nenhum comentário: